Como abrir uma empresa em poucos passos!

Você teve aquele insight, uma ideia genial de negócio que pode mudar a sua vida! Chegou a hora de tirar esta ideia do papel. Mas logo surge aquela dúvida: como abrir uma empresa em poucos passos?

Empreender no Brasil não é fácil!

De fato, abrir uma micro ou pequena empresa no Brasil não é das tarefas mais fáceis. Segundo estudos do Banco Mundial, em nosso país são necessários 11 procedimentos, uma média de 83,6 dias, e um custo de 4,2% do capital social da empresa para que a empresa comece a funcionar de verdade.

Já na Nova Zelândia é necessário somente 1 procedimento, uma média de 0,5 dias, e um custo de 0,3% do capital social. Não é à toa que no ranking de países mais fáceis para abrir uma empresa, criado pelo Banco Mundial, o Brasil ocupa a 140º posição dentre 190 países!

Empreender aqui não é fácil! Porém, seguindo os passos que vamos mostrar a seguir, seu trabalho pode se tornar menos penoso. Confira!

Afinal, como abrir uma empresa em poucos passos?

Seguindo estes passos básicos, você consegue se organizar melhor, coletar todas as informações necessárias e evitar perder tempo em meio a tanta burocracia.

1 – Consulta e viabilidade

Você acordou em uma manhã e teve uma ideia genial: abrir uma empresa de lavagem e tingimento de roupas. Vai ganhar milhões! Mas, antes de qualquer coisa, é necessário estudar a viabilização do negócio.

  • Já existem outras empresas nessa mesma área?
  • O nome que você pretende utilizar está livre ou alguém já utiliza?
  • O lugar onde você pretende abrir seu negócio, permite empresas desse tipo?
  • Quais são as restrições aplicadas a sua empresa?

Essas e outras questões devem ser respondidas antes que você comece a investir tempo e dinheiro na abertura da sua empresa. De nada adianta você fazer toda uma preparação, começar a comprar máquinas e materiais, se no lugar onde você pretende abrir seu negócio, a prefeitura não permite esta operação.

Então, quanto mais empenho você dedicar ao planejamento da abertura da sua empresa, mais fácil será para realmente tirar ela do papel.

2 – Coleta de documentação e cadastro na junta comercial

Após estudar a viabilidade da sua empresa, é hora de juntar todos os documentos exigidos e dar entrada no registro legal da sua empresa.

O tipo de documentação exigida pode variar de acordo com o estado ou cidade, mas geralmente serão necessários os seguintes itens:

  • RG;
  • CPF;
  • Comprovante de Residência;
  • Titulo de Eleitor;
  • Comprovante do Ponto comercial, se for diferente da sua residência;
  • Última Declaração de Imposto de Renda;
  • Nome Fantasia da Empresa;
  • Atividades que serão exercidas.

Com isto em mãos, será necessário fazer o registro de empresário individual e seu enquadramento como Microempresa (ME) ou Empresa de Pequeno Porte (EPP), na junta comercial do seu município.

Algumas prefeituras disponibilizam este serviço online, facilitando o processo de abertura.

3 – Obtenção do CNPJ

Para que sua empresa “nasça” ela precisa ter um CNPJ. Ao dar entrada na documentação na junta comercial, será necessária a apresentação de outras documentações para a criação do CNPJ:

  • Contrato Social ou Requerimento de Empresário Individual ou Estatuto, em três vias;
  • Cópia autenticada do RG e CPF do titular ou dos sócios;
  • Requerimento Padrão (Capa da Junta Comercial), em uma via;
  • FCN (Ficha de Cadastro Nacional) modelo 1 e 2, em uma via;
  • Pagamento de taxas através de DARF.

Após este registro será entregue o NIRE (Número de Identificação do Registro de Empresa), que é uma etiqueta ou um carimbo, feito pela Junta Comercial ou Cartório, contendo um número que é fixado no ato constitutivo.

Com o NIRE em mãos é hora de registrar o CNPJ da sua empresa através do site da Receita Federal, pelo programa específico para esse caso, o Documento Básico de Entrada.

4 – Inscrição Estadual e Registro Municipal

Com o CNPJ pronto, a missão ainda não está concluída. Dependendo do tipo de empresa, é necessário obter uma inscrição estadual e também cumprir todas as exigências das autoridades municipais, como a obtenção de alvará de funcionamento e alvará do corpo de bombeiros.

Após toda a documentação estadual e municipal finalizada, é necessário o cadastro e o pagamento dos tributos na previdência social, mesmo que a empresa não possua funcionários.

 

Dica extra e essencial para quem deseja montar seu negócio sem estresse

Se só este resumo simples já te deixou de cabelo em pé, imagine ter que fazer todos estes trâmites sozinho, sem ajuda profissional!

Por isso, nossa dica extra é que você busque apoio de um escritório de contabilidade especializado na abertura de empresas, assim tudo fica mais fácil e você ganha agilidade e eficiência para abrir as portas o mais rápido possível, começando sua caminhada rumo ao sucesso!

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